O 5º Festival de Música da Universidade Federal de Alagoas – 5º FEMUFAL – é uma iniciativa da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) e que tem por finalidade despertar, integrar e evidenciar os talentos artísticos existentes na Comunidade Universitária nos três seguimentos acadêmicos: estudantes, professores(as) e funcionários(as).
O 5º Festival de Música da Universidade Federal de Alagoas – FEMUFAL – constitui-se num evento acadêmico-cultural que pretende revelar e dar publicidade a produção artística e às habilidades culturais dos estudantes, professores(as) e funcionários(as) no campo da música. Visa, também, proporcionar à Comunidade Acadêmica momentos de riqueza cultural fazendo da música um elemento de encontro e integração daqueles que fazem a Universidade Federal de Alagoas - UFAL.
Este projeto pretende dar continuidade as quatro edições anteriores de Festival de Música da UFAL ocorridos em 2009, 2010, 2012 e 2013, respectivamente. Além de ampliar as iniciativas já existentes e desenvolvidas pela UFAL, através da PROEST no campo das apresentações artístico-culturais, como, por exemplo: o Projeto AQUIN(TA) CULTURAL; o Programa Vivência de Arte na UFAL, que congrega doze (20) projetos culturais de iniciativa dos estudantes em toda Universidade e todos os campi da UFAL; e a Tenda da Cultura Estudantil, espaço destinado a apresentações artísticas e atividades culturais voltadas para o corpo discente da universidade. Considerando a experiência acumulada nessas atividades, sentimos necessidade de ampliar a oportunidade de apresentação da produção cultural no espaço universitário incentivando a participação dos seguimentos que compõem a Comunidade Acadêmica. Por isso, temos a compreensão de que a participação dos estudantes, professores(as) e funcionários(as) da UFAL será fundamental para a realização e sucesso do 5º FEMUFAL, assim como ocorreu com as edições anteriores.
Esta necessidade de ampliação este ano se concretiza com a realização do FEMUFAL também nas cidades do Interior, contemplando assim os pólos de Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo com a circulação do FEMUFAL. Onde realizaremos a primeira etapa em três dia diferentes. O primeiro em Delmiro Gouveia, o segundo dia em Penedo e o terceiro dia desta etapa - Eliminatória - em Maceió.
Pretendemos também promover, através do 5º FEMUFAL a articulação da UFAL com os artistas e grupos culturais locais através de sua efetiva participação na programação cultural do Festival. Esta é uma forma de nos fazermos presentes na sociedade alagoana, estabelecendo trocas e parcerias com àqueles que produzem arte em nosso Estado. Alguns se destacam pela qualidade de suas produções e pelo profissionalismo que vem demonstrando através de sua música que expressa uma ampla diversidade de gostos e estilos artísticos de nossa região. Esta experiência de troca com os artistas locais fortalecerá, internamente, a articulação das Pró-Reitorias e Unidades Acadêmicas que desenvolvem Programas/Projetos relativos à Cultura. O 5º FEMUFAL pretende enriquecer os equipamentos de difusão cultural na capital e no interior, estimulando a formação artístico-cultural e a valorização das diversas vertentes da música em Alagoas. Entendendo que a Universidade exerce um importante papel no estimulo ao cenário da produção artística local.
O êxito do 5º FEMUFAL pressupõe a reunião das condições estruturais para realização dos trabalhos e o compromisso de todos(as) aqueles que percebem a arte como uma vivência cultural e política imprescindível para a formação do cidadão. Neste sentido, a PROEST não medirá esforços na viabilização das condições necessárias para garantir a realização do 5º FEMUFAL.